Hoje Vênus inicia seu trânsito pelo signo de Sagitário e se você quer conquistar um amor mais leve, este texto não só te ajudará a colocar os sentimentos em seus devidos lugares, mas também a corrigir algumas ideias equivocadas, favorecendo a construção de uma relação amorosa real e possível.
UM POUCO MAIS DE VÊNUS EM NOSSAS RELAÇÕES AMOROSAS
Cada história de amor tem suas particularidades, mas por trás de todas elas existe a equivocada ideia de que o outro (cá entre nós e de maneira bem realista, o objeto de nossos desejos), vai nos preencher por completo de todos os vazios, principalmente daqueles desconhecidos por nós mesmos, mas que nos acompanham desde a infância. Astrologicamente o planeta Vênus está relacionado à nossa busca incessante por prazer e satisfação, associada à liberação de dopamina, um neurotransmissor ligado à sensação de recompensa. Mais interessante ainda é a regência que esse planeta tem sobre o signo mais amistoso, cooperativo, diplomático e social do zodíaco, Libra. Isso já nos mostra que para atendermos esses desejos é preciso uma referência externa, é preciso nos relacionar e trocar com alguém de fora.
É observando esses domínios que compreendemos nossas particularidades nas relações amorosas, por meio da sua posição em nosso Mapa Astrológico podemos aprender e entender um pouco mais sobre a nossa natural capacidade de amar, de se sentir amado, pertencente e também os nossos verdadeiros gostos e prazeres. Escrevo verdadeiros, porque em meio a era digital e IA nos deparamos com uma incrível facilidade e ilusão para o nosso sistema de recompensa cerebral, em busca de atender nossa necessidade dopaminérgica. Isso contribui não somente para altos níveis de dependência, mas também para a veracidade dos estudos de Karl Marx (1818-1883), sobre a alienação social e dos estudos de Zygmunt Bauman (1925-2007), sobre as relações e vida líquida. Marx nos alertou sobre a alienação que ocorre quando buscamos fora de nós, seja nas relações ou principalmente no trabalho, o preenchimento de vazios internos. Já Bauman, com sua teoria da vida líquida, mostra como as relações modernas se tornaram frágeis e descartáveis. Ambos nos levam a refletir sobre a importância de construir relações amorosas conscientes e genuínas, em vez de projetar ilusões e expectativas no outro.
Quando a ilusão que projetamos sobre o outro não é atendida, muitas vezes descartamos ou substituímos essa relação, como se fosse um vínculo empresarial. Isso nos faz desaprender a lidar com as pessoas e dificulta a construção de relações amorosas autênticas. A questão é que o outro sempre será bom o bastante, até invadir o nosso espaço ou desrespeitar os nossos limites e assim o contrário. Para que isso não ocorra algumas questões precisam estar bem definidas. Entre elas a clareza e a realidade, sobre aquilo que você é e deseja, o modo como você busca viver e atender esse desejo, além daquilo que você aceita vindo do outro. Outra questão são os acordos, sem acordos relações amorosas estão fadadas ao fracasso.
VÊNUS EM SAGITÁRIO E AS RELAÇÕES AMOROSAS
Todas essas complexidades são partes inextinguíveis para qualquer vínculo saudável, mas quando são mal administradas certamente gera um peso descomunal, complicando as possibilidades de futuro para qualquer tipo de relação. Mas segundo as mensagens astrológicas, até a primeira semana de novembro os astros prometem colaborar para a melhoria das nossas relações amorosas, caso venhamos adotar uma postura mais generosa, entusiástica e filosófica sobre nossas complexidades e as complexidades do outro. Isso ocorrerá, devido ao trânsito de Vênus no signo de Sagitário que nos ensinará a pegar emocionalmente mais leve. A potência desse signo, expande a nossa compreensão e nos auxilia a visualizar o cenário das nossas relações amorosas, indo além dos próprios interesses. Nos ajudando a entender que o outro não é responsável por atender nossas projeções e que é de nossa responsabilidade mediar as próprias expectativas.
Vale ressaltar que o signo de Sagitário representa a liberdade e o impulso pelo conhecimento, equivalente ao arquétipo do Sábio, ele expande nossa consciência através da experiência, equilibrando leveza e seriedade. Com Vênus nesse signo, somos chamados a expandir nosso entendimento sobre as relações amorosas, equilibrando o ideal e o real. Mas se não prestarmos atenção e cultivar o discernimento, podemos cair no excesso de positividade, que nos impede de ver a realidade, seja ela simples ou complexa. O desafio está em equilibrar essas perspectivas e permitir que a leveza nos ajude a lidar com as complicações sem perder a conexão com o que é real.
Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!
Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.
Instagram:@origemtherapias
Assim espero! Quero me conectar com essa energia e melhorar meu relacionamento. Chega desse período de crises. 🙏🏽